“É nos primeiros anos de vida que se dão as maiores e mais importantes aprendizagens. Aprender a sorrir, a andar, a brincar, a esperar ou comer sozinho. Aprender a prestar atenção, a fazer um ‘comboio’, a partilhar, a escutar os pares, a escutar uma história, a estar sentado. Aprender a ir ao quarto de banho, a lavar as mãos, a calçar-se. Aprender a estar com outros, a interagir com outras pessoas, a relacionar-se com quem quase nem conhecemos. Parece tão simples! Ao longo dos anos aprendemos a viver com estes saberes de tal forma que nem nos lembramos que tivemos de os aprender! Temo-los como algo inato! Isso porque estas aprendizagens surgem de forma disfarçada, entre jogos e brincadeiras, não nos dando margem para pensar de onde vêm! A passagem pela Creche parece, à vista desarmada, um tempo gasto ‘apenas’ em brincadeiras. Na realidade, o tempo passado em Creche, visto ‘à lupa’, é enriquecido com jogos e brincadeiras que culminam numa imensidão de aprendizagens que serão a base para tudo o que se seguirá na vida…” (Boletim Informativo n.º 28)
Capacidade da Resposta Social – 96 Crianças Acordo de Cooperação com a Segurança Social - 96 Crianças Diretora Técnica – Maria Gorete Direito Pereira O ano letivo inicia-se no primeiro dia útil do mês de setembro e termina no último dia útil do mês de julho. Encerra aos fins-de-semana, em dias de feriados nacionais e municipais, nos dias 24 e 31 de dezembro, na segunda-feira de Páscoa, no dia de Carnaval e durante todo o mês de agosto, para férias letivas. Horário de Funcionamento - Segunda-feira a Sexta-feira, das 7h45 às 19h15. Serviços Prestados e Atividades: Complementarmente, poderão ainda ser prestados os seguintes serviços e atividades, mediante a autorização e o pagamento dos pais/encarregados de educação:
Regulamento Interno
Documentos necessários para inscrição
Ficha de Inscrição/Renovação
Ficha de Avaliação Inicial
Declaração de Compromisso de Pagamento
Contrato Prestação Serviços
Projeto Educativo 2017-2020
Plano Anual do Projeto Educativo 2019-2020
Plano Anual de Atividades 2019-2020
Plano Mensal de Atividades – Setembro/2020
Ementas
Ementa (22-02-2021 a 26-02-2021) Bercario
Ementa (22-02-2021 a 26-02-2021) 1 e 2 anos
DESTAQUES
VII Feira do Livro!
Pois bem, esta é já a sétima edição daquela que começou por ser uma feirinha do livro, começada quase a medo e sem saber muito bem o que tais dias nos trariam!
Sete anos de convidados, pais participativos e comunidade entusiasta!
Esta feira do livro prima pela simpatia, criatividade e participação ativa dos encarregados de educação e comunidade envolvente.
Iniciada com o propósito de dar a conhecer às crianças os ‘tesouros’ existentes dentro de um livro e também de lembrar encarregados de educação da ainda existência de tais objetos (livros), a nossa Feira do Livro tem-se tornado cada vez mais diversificada e alegre. A participação de pais e encarregados de educação tem sido cada vez maior e melhor.
Quanto ao propósito de apresentar os livros aos encarregados de educação e educandos, uma vez alcançado, foi alterado para o estímulo à continuação de hábitos de leitura.
Dia da Mãe, Maios, Vaca das Cordas!
O mês de maio foi bastante preenchido!
Procurando manter tradições, a confeção da coroa dos maios não é casual, mas antes bem preparada e preparada sempre com a participação das crianças. Esta é uma forma de educar para a manutenção de tradições.
Quanto ao dia da Mãe, foi preparado com muito amor e carinho, retratando também tradições (infelizmente muito ligadas ao consumismo). Neste sentido procuramos educar para o não-consumismo e para a valorização de laços familiares.
Também a tradicional visita à Vaca das Cordas na Quinta do Conde d’Aurora visa o desenvolvimento do sentido de respeito pela tradição local e ainda a curiosidade pelo meio exterior.
Tendo começado com o Dia Mundial da Criança, o mês de junho culminou com as comemorações dos Santos Populares.
E porque a Instituição cresceu, o Dia Mundial da Criança comemorou-se este ano nas instalações de Arcozelo. Procurou-se incentivar o convívio entre crianças e também com adultos e idosos, proporcionar momentos diferentes e divertidos, como o cinema com pipocas e o almoço ao ar livre, num piquenique.
Este é, no entanto, mais um dos dias que deveria ser vivido todos os dias e não apenas uma vez no ano! Demonstrações de afeto e carinho para com as crianças fazem delas (e de nós) crianças/pessoas mais felizes.
Este dia deve servir não só para proporcionar alegria, felicidade, … às crianças, mas também para levar os adultos a pensar, lembrar e reviver a infância e ainda pensar a sua postura enquanto adulto perante a infância.
Já os Santos Populares são uma forma de vivenciar tradições, de viver momentos diferentes com saídas à rua e idas a capelas e igrejas. Os estímulos sensoriais são mais que muitos, passando pelas músicas habituais da época (marchas), tão diferentes das canções infantis ouvidas todos os dias, pelas cores, os sabores dos doces da época.