JARDIM DE INFÂNCIA DE PONTE DE LIMA

É num ambiente afetivo e educativo que todos os dias temos oportunidade de realizar atividades que nos permitem experimentar, conhecer, descobrir e até aperfeiçoar as nossas capacidades. Na escolinha brincamos muito e é nessas brincadeiras que aprendemos a ser, a sentir, a crescer, a saber estar e, principalmente, aprendemos a respeitar. Neste ambiente que se pretende educativo, cabe-nos o privilégio de apresentar o novo projeto curricular de estabelecimento que iniciou este ano letivo, estando o seu término previsto para o ano letivo 2016/2017. Um projeto curricular de estabelecimento visa ser o meio orientador para as práticas educativas e pedagógicas praticadas no mesmo. Após várias reflexões, o tema escolhido foi SABER SER, SABER ESTAR”. Através das atividades lúdicas, pretende-se criar um ambiente onde o respeito por si e pelo outro estejam sempre lado a lado. A tomada de consciência de um “Eu” para além de “Mim” é crucial para o desenvolvimento da personalidade das nossas crianças e para o crescimento da nossa sociedade que, de alguma forma, tem de se reger por alguns valores morais que infelizmente tendem a desaparecer. A nossa tarefa é árdua. O nosso projeto não pode ser utópico! Esperamos assim, caminhando dia-a-dia, contando com o apoio de todos, ajudar a nossa comunidade educativa a criar um ambiente favorável ao crescimento harmonioso e integral de todas as crianças que frequentam a nossa valência.” (Boletim Informativo n.º 28)

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CONTACTOS

  • Rua General Norton de Matos, Villa Morais, nº 471
  • 4990-118 Ponte de Lima
  • TEL.: 258942110

A resposta social Jardim de Infância destina-se a prestar apoio na área da Infância, a crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos, durante o período correspondente ao impedimento dos pais/encarregados de educação, através de pessoal oficialmente habilitado e de reconhecida competência, num complexo de instalações devidamente equipado para o efeito.

Capacidade da Resposta Social - 125 Crianças

Acordo de Cooperação com a Segurança Social - 62 Crianças

Coordenadora Pedagógica - Felisbela de Jesus Alves

O ano letivo inicia-se no primeiro dia útil do mês de setembro e termina no último dia útil do mês de julho. Encerra aos fins-de-semana, em dias de feriados nacionais e municipais, nos dias 24 e 31 de dezembro, na segunda-feira de Páscoa, no dia de Carnaval e durante todo o mês de agosto, para férias letivas.

Horário de Funcionamento - Segunda-feira a Sexta-feira, das 7h45 às 19h15.

Serviços Prestados e Atividades

  • Cuidados de higiene pessoal, conforto e bem-estar;
  • Alimentação adequada à faixa etária das crianças;
  • Atividades pedagógicas, lúdicas e de motricidade, em função da idade e necessidades específicas das crianças;
  • Atividades aos ar livre e/ou na comunidade, mediante autorização dos pais/encarregados de educação.

Complementarmente, poderão ainda ser prestados os seguintes serviços e atividades, mediante a autorização e o pagamento dos pais/encarregados de educação:

  • Transporte;
  • Passeios pedagógicos;
  • Motricidade;
  • Natação;
  • Música;
  • Dança;
  • Inglês;
  • Praia.

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Regulamento Interno

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Documentos necessários para inscrição

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Ficha de inscrição

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Projecto Educativo

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Plano Anual de Atividades – 2017/2018

Plano Mensal de Atividades – Novembro/2017

 

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Ementa

Ementa (11-12-17 a 15-12-17) JI

 

 

DESTAQUES

1- VII Feira do Livro 2- Campanha do Laco Azul 3- Coroa dos Maios exposta no Arquivo Municipal 4- Elaboracao da prenda para a mae 5- Semana aberta a familia 6-  Passeio escolar a Magikland 7- Vaca das Cordas 8- Visita de articulacao a escola primaria 10- Dia Mundial da crianca  aula de aerobica 11-Piscina na Quinta de Pentieiros 12- Piquenique na Quinta de Pentieiros 13-Visita a Capela de S Joao 14- Praia de carreco 15- Experiencias na praia

Foi com muita pena nossa que este ano chegou ao fim.

No meio de imensas atividades procurou-se criar um ambiente educativo onde as nossas crianças, através da brincadeira, aprenderam, desenvolveram e despertaram a suas competências e capacidades.

A articulação entre várias entidades concelhias e encarregados de educação foram uma mais valia para o desenvolvimento dos nossos projetos e a todos deixamos uma palavra de agradecimento.

Neste ambiente lúdico, interativo e pedagógico, as crianças sentiram-se valorizadas na sua individualidade, sem nunca deixarem de se sentir como parte integrante de um grupo. O tema do projeto curricular de estabelecimento para este ano letivo “Eu e o outro”, integrado no tema “Saber Ser, Saber Estar”, foi de facto muito trabalhado tendo resultado daí inúmeras oportunidades para partilhar, adquirir e construir algo.

Despedimo-nos com a crença que no próximo ano letivo outros projetos desabrocharão, outras aventuras serão vividas na certeza que a nossa meta final será a busca da felicidade dos nossos meninos!