“O acolhimento institucional, em Lar de Infância e Juventude, como o Lar de Jovens D. Maria Pia/ S. José, constitui uma das medidas de promoção e proteção contemplada na Lei de Proteção de Crianças e Jovens em Perigo (Lei 147/99, de 1 de Setembro). Procura desenvolver uma intervenção conjunta com o jovem acolhido e a sua família, com vista à reunificação familiar em condições que permitam um desenvolvimento mais adequado dos seus elementos.
A maioria destes jovens traz consigo percursos de vida marcados pelo sofrimento e por relações afetivas pouco ou nada gratificantes.
De acordo com a Lei de Proteção de Crianças e Jovens, uma criança está em perigo quando se encontra numa das seguintes situações:
- Está abandonada ou vive entregue a si própria;
- Sofre maus tratos físicos ou psíquicos ou é vítima de abusos sexuais;
- Não recebe os cuidados ou a afeição adequados à sua idade e situação pessoal;
- É obrigada a atividades ou trabalhos excessivos ou inadequados à sua idade, dignidade e situação pessoal ou prejudiciais à sua formação ou desenvolvimento;
- Está sujeita, de forma direta ou indireta, a comportamentos que afetam gravemente a sua segurança ou o seu equilíbrio emocional;
- Assume comportamentos ou se entrega a atividades ou consumos que afetam gravemente a sua saúde, segurança, formação, educação ou desenvolvimento sem que os pais, o representante legal ou quem tenha a guarda de facto se lhes oponham de modo adequado para remover essa situação.
É nossa intenção que, durante o período em que decorrer o acolhimento no Lar, se defina um projeto de vida viável e que, no mais curto espaço de tempo possível, o jovem possa voltar a viver no contexto de uma família.
É nossa convicção que tudo o que fazemos é para criar as condições que permitam a vivência de relações securizantes, reparadoras da autoestima e da confiança dos jovens.
É nossa missão ajudar os jovens a (voltar a) sorrir e acreditar que a felicidade é uma meta que está ao seu alcance.” (Boletim Informativo n.º 28)
A resposta social, atualmente designada Lar de Jovens D. Maria Pia/São José, é parte integrante da Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima desde o dia 2 de Março de 1978. Até ao dia 31 de outubro de 2012, prestou serviço de apoio à infância e juventude, através do acolhimento de crianças e jovens do sexo feminino, com a designação de “Lar D. Maria Pia”. A partir do dia 1 de novembro de 2012, este equipamento social passou, então, a designar-se “Lar de Jovens D. Maria Pia/São José” e continuou a prestar apoio à infância e juventude, através do acolhimento de crianças e jovens do sexo masculino, integrando todas as crianças e jovens que, até àquela data, residiam no “Lar São José”, desta Instituição. A resposta social Lar de Jovens D. Maria Pia/São José destina-se a acolher, em regime de internato, crianças e jovens do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 6 e os 18 anos, que se encontrem numa situação de perigo/risco,cuja medida de promoção e proteção assim o determine. Capacidade da Resposta Social - 40 Crianças e Jovens Acordo de Cooperação com a Segurança Social - 40 Crianças e Jovens Diretora Técnica - Marjorie da Glória Peixoto Dias Horário de Funcionamento - Funcionamento ininterrupto, 24 horas por dia. Serviços Prestados e Atividades
Regulamento Interno
Plano Anual de Desenvolvimento Pessoal
Plano Mensal de Atividades – Setembro/2020
EMENTA
Ementa (22-02-2021 a 28-02-2021) Lar de Jovens
DESTAQUES
O ano letivo terminou!!! Durante o último trimestre, foram inúmeras as atividades em que os nossos jovens se envolveram…tudo com objetivo de crescerem o mais felizes possível.