SAAS (SERVIÇO DE ATENDIMENTO E ACOMPANHAMENTO SOCIAL)

No passado mês de maio a Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima formalizou um Acordo com a Segurança Social para a criação do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) do concelho de Ponte de Lima.

O SAAS de Ponte de Lima pretende promover uma ação social compreensiva, integrada e concertada na proximidade às pessoas e às famílias, criando condições de maior equidade social no exercício da cidadania, incluindo o acesso a direitos, apoios e serviços, e de desenvolvimento da comunidade e do território.

O SAAS de Ponte de Lima é constituído por uma Equipa Multidisciplinar, que integra uma Coordenadora e duas Técnicas da área das Ciências Sociais e Humanas, realizando uma intervenção em rede, com o envolvimento das diversas entidades/instituições (saúde, emprego, formação, educação, autarquia, entre outras), na busca de respostas mais adequadas às necessidades da pessoa/família.

O SAAS de Ponte de Lima iniciou a sua atividade de atendimento ao público no passado dia 22 de junho, nas suas instalações, sitas na Rua General Norton de Matos, n.º 496, 4990-118 Ponte de Lima (junto aos Serviços Administrativos da Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima).

SAASSAAS 2

 

 

Contactos:

  • Telefone 258909100
  • E-mail saas@scmplima.pt
  • Morada: Rua General Norton de Matos nº. 496, 4990-118 Ponte de Lima

 

Acordo com a Segurança Social: Atendimentos e Acompanhamentos

Horário de Funcionamento:

segunda a sexta-feira das 09H00 às 12H30 e das 14H00 às 17H30

 

Objetivos do SAAS:

  • Informar, aconselhar e encaminhar para respostas, serviços ou prestações sociais adequadas a cada situação;
  • Apoiar em situações de vulnerabilidade social;
  • Prevenir situações de pobreza e de exclusão social;
  • Contribuir para a aquisição e/ou fortalecimento das competências das pessoas e família, promovendo a sua autonomia e fortalecendo as redes de suporte familiar e social;
  • Assegurar o acompanhamento social do percurso de inserção social;
  • Mobilizar os recursos da comunidade adequados à progressiva autonomia pessoal, social e profissional.

 Atividades do SAAS:

 Atendimento, informação e orientação de cada pessoa e família, tendo em conta os seus direitos, deveres e responsabilidades, bem como dos serviços adequados à situação e respetivo encaminhamento, caso se justifique;

  1. Acompanhamento, de modo a assegurar apoio técnico, tendo em vista a prevenção e resolução de problemas sociais de cada pessoa e família;
  2. Informação detalhada sobre a forma de acesso e recursos, equipamentos e serviços sociais que permitam às pessoas e família o exercício dos direitos de cidadania e de participação social;
  3. Atribuição de prestações de caráter eventual com a finalidade de colmatar situações de emergência social e de comprovada carência económica;
  4. Planeamento e organização da intervenção social;
  5. Contratualização no âmbito da intervenção social;
  6. Coordenação e avaliação da execução das ações contratualizadas.